Sábado, 14 de Junho de 2025
21°C 32°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Mais de 1.500 eleitores têm seus títulos cancelados em Itapecuru Mirim

Número de votos poderia ter mudado resultado das eleições em 2024

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: Tribunal Regional Eleitoral - MA
06/06/2025 às 07h39 Atualizada em 06/06/2025 às 07h49
Mais de 1.500 eleitores têm seus títulos cancelados em Itapecuru Mirim
Imagem: Reprodução /©TRE-MA

Informações do Tribunal Superior Eleitoral liberadas na noite desta segunda-feira, 25 de maio, demonstram que 53 mil e 953 títulos de eleitores foram cancelados no Maranhão por ausência às urnas nas últimas 3 eleições. O prazo para regularização se deu entre 2 de março a 4 de maio de 2015.

Dos 4 milhões 497 mil e 336 eleitores maranhenses, 55 mil 856 corriam o risco de terem seus títulos cancelados antes de findar o prazo e o percentual de regularização foi de apenas 3,326%.

Itapecuru Mirim 

De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão no município de Itapecuru Mirim foram cancelados 1.528 títulos de eleitor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Este número poderia ter mudado o resultado das eleições do ano passado (2024), na qual a diferença do primeiro colocado para o último foram exatos 1.208 votos.

Como proceder em caso de cancelamento 

Acessando ao link “situação eleitoral”, no espaço “serviços ao eleitor”, disponível no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, é possível consultar se o documento está cancelado ou não. Para reverter o quadro, o eleitor que teve seu título cancelado deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral de sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no que pertence sua residência.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ele deve portar documento de identidade, exceto o novo modelo de passaporte por não conter dados de filiação, e, se possuir, apresentar o título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além de comprovante de residência.

A regularização não é necessária para eleitores com menos de 18 anos ou com mais de 70 para os quais o voto é facultativo. Pessoas com deficiência e que têm dificuldade de cumprir as obrigações eleitorais também não têm o título suspenso.

O cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências como impedir obtenção de passaporte e carteira de identidade, recebimento de salário de função ou emprego público, e tomada de alguns tipos de empréstimos. A ausência de registro também pode dificultar matrícula em instituições de ensino e a nomeação em concurso público.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os municípios que registraram maior número de títulos cancelados foram Imperatriz 2.431, Codó 2.104, Caxias 1.665 e Timon 1.319.

Texto: TSE, com edição TRE-MA

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias