Quinta, 16 de Janeiro de 2025
21°C 23°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Pirapemas comemora 72 anos de fundação nesta quarta (11)

População festejou com grandes atrações na noite de ontem com direito a contagem regressiva para os parabéns

Redação
Por: Redação Fonte: Da Redação
11/12/2024 às 08h21 Atualizada em 12/12/2024 às 05h08
Pirapemas comemora 72 anos de fundação nesta quarta (11)
Imagem: Reprodução

A cidade de Pirapemas comemora nesta quarta-feira (11) seus 72 anos de fundação e a festa vai ser em grande estilo. O lugar onde nasceu o escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Viriato Correa, considerado um dos pais de literatura infantil brasileira junto ao também imortal Machado de Assis, festejou muito ontem e continua no dia de hoje.

Na lista de atrações estavam Gordinho Farra, Jhonny, Moreno show, Kelvy Pablo e Kadu Martins que animaram o público na praça.

História do Município*

A palavra pirapemas é de origem indígena e significa “peixe fluvial”. Antigo aldeamento de índios, seu primeiro nome foi mesmo aldeia.
Mais tarde, com a colonização, tornou-se fazendas e sítios onde predominavam culturas agrícolas de arroz, mandioca e algodão e criação de gado.

A fixação do primeiro núcleo humano no local onde é hoje a cidade, só se efetuou muitos anos depois, com a construção da Estrada de Ferro “São Luís-Teresina, dando origem, assim, às primeiras edificações de moradores permanentes, ainda que em estilo precário.
Edificada a estação e inaugurada a mencionada ferrovia, surgiu a primeira rua ou avenida (beira-linha) e, depois, outras ruas, praças e travessas, até transforma-se, sucessivamente, em arraial, povoado, vila e, atualmente, cidade.

Presentemente Pirapemas muito se tem desenvolvido, apresentando numerosas casas cobertas de telhas, sendo, porém a maioria de palhas. Possui uma linda capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição – padroeira da cidade, agência Postal, ótimo Mercado Público,1 Escola Agrupada na sede e diversas Escolas Singulares do Ensino Primário.

A povoação original, em forma de sítio, ou fazenda, era na margem direita, no lugar ainda hoje denominado Pirapemas-Velha, de onde se transportaram os seus habitantes para a margem oposta onde fina situada a cidade – margem esquerda do rio Itapecuru – influenciados pela proximidade da estrada de ferro.

O território de Pirapemas pertenceu, outrota, ao município de Itapecuru-Mirim, passando, em seguida, à jurisdição de Coroatá, do qual fora desmembrado. Criado pela lei estadual nº 821, de 11 de dezembro de 1952, foi instalado em 1º de janeiro de 1953.
Gentílico: pirapemense.

*Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

____________________________________

CLIQUE AQUI para se inscrever em nosso canal no whatsapp e fique atualizado de tudo que acontece em Itapecuru Mirim e região.

_________________________________

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias