Domingo, 26 de Setembro de 2021 22:41
98 98141-3481
Educação ESCOLAS PÚBLICAS

Alunos da rede estadual participa de provas do SEAMA 2021 em Itapecuru Mirim

Provas serão aplicadas para mais de 350 mil estudantes em todo o Maranhão

28/08/2021 09h16 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Governo do MA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fornecer subsídios necessários para que as escolas públicas das redes estadual e municipais de ensino possam redirecionar seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções no processo de ensino e aprendizagem. Com estes objetivos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no período de 30 de agosto (segunda-feira) a 2 de setembro (quinta-feira), aplicará as provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) para estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Aproximadamente 325 mil estudantes foram mobilizados para fazerem as provas. Destes, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual e 238 mil são das redes municipais. Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação e resolução de problemas.

A avaliação seguirá o seguinte cronograma: no dia 30 de agosto (segunda-feira) serão avaliados os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 2.246 escolas; no dia 31 de agosto (terça-feira) será a vez dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de 2.568 unidades de ensino, e da 3ª série do Ensino Médio matriculados em 737 escolas da rede estadual; no dia 1º de setembro, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas farão as provas na disciplina de Língua Portuguesa; esses mesmos alunos fecham a série de avaliações no dia 2 de setembro, com a  aplicação das provas de Matemática.

As provas têm duração de 2 horas. Os estudantes do Ensino Fundamental responderão uma prova de 44 questões, sendo 22 para a disciplina Língua Portuguesa e outras 22 para Matemática. Os estudantes do Ensino Médio responderão 52 questões, metade de Língua Portuguesa e outra metade de Matemática.

Avaliação de fluência

Após a Avaliação do Seama, no período de 3 a 9 de setembro, a Seduc realizará a Avaliação de Fluência de Leitura, destinada a 90.104 estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental em 5.956 escolas, dessa vez, dos 217 municípios maranhenses. O foco será a habilidade e precisão com que os estudantes leitores decodificam o texto.

Os estudantes participarão de três blocos de leitura. A metodologia consiste na gravação dos áudios das leituras realizadas pelos estudantes de palavras que constam no dicionário; leitura de palavras inventadas; e leitura de histórias (narrativas de domínio público). A duração será de aproximadamente 10 minutos por estudante avaliado.

A Avaliação de Fluência tem como objetivo realizar um alinhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação que estarão envolvidos, direta ou indiretamente, com a avaliação no Estado e municípios, além de servir como possibilidade de subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados.

“Notadamente, esse processo de avaliação, que se dará na rede pública maranhense nos próximos dias, será determinante para o caminho de avanços e transformações nessa avenida de Educação que pavimentamos sob a liderança do governador Flávio Dino.  Tal momento que vivenciaremos, faz-nos evocar uma das reflexões que a professora e amiga Silvana Machado traz em seu livro Avaliação da Aprendizagem: entre Concepções e Práticas, em que ela diz que ‘a avaliação tem que ser reflexiva e articuladora com o objetivo de apontar novos rumos e encaminhamentos no processo ensino-aprendizagem’. Avante!”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias