OSTEO REABILITH 2020
PANIFICADORA KAROL
JUSTIÇA

Juíza de Itapecuru participa da Semana de Combate à Tortura no Sistema Prisional do MA

Mirella Cezar Freitas participa hoje (24) como mediadora do tema sobre método APAC e ressocialização

24/06/2020 07h57Atualizado há 3 meses
Por: Alberto Júnior
Fonte: Helena Barbosa ASCOM CGJ-TJMA
Fórum Desembargador Raimundo Públio Bandeira de Melo, em Itapecuru Mirim. Foto: João Di Bragança
Fórum Desembargador Raimundo Públio Bandeira de Melo, em Itapecuru Mirim. Foto: João Di Bragança

 

Está sendo realizada, desde 22 e vai até 25 de junho, a “Semana de Incentivo à Humanização da Pena e Promoção da Vida no Sistema Prisional”, com palestras ao vivo (lives) no instagram da Corregedoria-Geral da Justiça (@cgj.ma). A ação é alusiva à passagem do dia “Dia Internacional em Apoio às Vítimas da Tortura” - 26 de junho, instituído pela ONU.

Magistrados e especialistas em execução penal convidados debatem sobre temas relacionados à ressocialização de condenados, direitos dos presos e combate à tortura no sistema prisional, dentre outros, reforçando o compromisso no combate à tortura e outras formas de tratamento desumano, inclusive em relação a pessoas privadas de liberdade, e o papel das APACs na recuperação e integração do apenado à sociedade.

A abertura da semana aconteceu na última segunda-feira (22), às 19h, pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, e pelo Vice-presidente da Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), Jacopo Sabatiello, em live sobre o tema “Desafios para humanização da pena e promoção da vida no sistema prisional”. No segundo dia (23), o juiz Marcelo Moreira, coordenador da Unidade de Monitoramento e Fiscalização Carcerária (TJMA) debate o “O papel do Estado no combate à tortura no sistema prisional”, com o secretário estadual de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade.

Juíza Mirella Cezar Freita, titular da 2a Vara na Comarca de Itapecuru Mirim

 

COMARCA DE ITAPECURU MIRIM

As lives seguem nesta quarta-feira (24), com o tema “O método APAC como alternativa de ressocialização do apenado à luz da Lei de Execução Penal”, com a mediação da juíza Mirella Cezar Freitas (2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim) e participação do juiz Luiz Carlos Rezendo e Santos, presidente do Conselho de Administração da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

No último dia de palestras, amanhã, quinta (25), a juíza Gláucia Hellen Maia de Almeida (2ª Vara Criminal de Bacabal) debate sobre o tema “Regras de Mandela: Organização penitenciária e tratamento digno na privação de liberdade”, com o juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha).

PROJETO - A iniciativa integra a programação de lançamento da campanha “Humanizar a Pena, Promover a Vida, no âmbito do Projeto “Más allá de las fronteras” (Além das Fronteiras), realizada em 16 de junho, numa parceria entre a AVSI Brasil, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Tribunal de Justiça do Maranhão e a Corregedoria Geral da Justiça, e a Secretaria de Estado de Administração penitenciária (SEAP).

Por meio desse projeto, a União Europeia investiu R$ 350 mil na instalação de malharia profissional nas APACs de Itapecuru-Mirim e Bacabal, para uso dos reeducandos da instituição na produção de máscaras de proteção à Covid-19 e uniformes prisionais. O objetivo é apoiar a solidariedade e oferecer condições de reintegração dos cerca de 80 apenados em processo de ressocialização nessas comarcas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 03h28
26°
Pancada de chuva Máxima: 33° - Mínima: 26°
28°

Sensação

11.4 km/h

Vento

85.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
OSTEO REABILITH 2020
Municípios
Últimas notícias
PANIFICADORA KAROL
Mais lidas