PANIFICADORA KAROL
REINO EDUCACIONAL 970X90
OSTEO REABILITH 2020
EDUCAÇÃO

IFMA e AICLA em parceria levam alunos a locais históricos de Itapecuru

Cresce a cada ano o interesse dos itapecuruenses pela própria cultura

19/02/2020 06h55Atualizado há 2 meses
Por: da Redação
Fonte: Da Redação
Tiago Oliveira ministrando aula de campo nas escadarias da prefeitura que tem estilo arquitetônico romano. Foto: Reprodução da internet
Tiago Oliveira ministrando aula de campo nas escadarias da prefeitura que tem estilo arquitetônico romano. Foto: Reprodução da internet

O Instituto Federal do Maranhão (FIMA), campus  Itapecuru, firmou parceria com a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) com objetivo de valorizar a história local.

Na semana passada alunos do Instituto saíram às ruas da cidade para visitar locais e prédios históricos do município, ciceroneados pelo imortal da AICLA, professor Tiago oliveira. A visita aconteceu em vários pontos que passam despercebidos para muitos dos moradores na cidade.

Itapecuru foi e continua sendo uma das cidades mais importantes do Maranhão, seu passado é cheio de passagens gloriosas nos momentos decisivos deste estado, diversos filhos ilustre têm atuação marcante na vida cultural, social, política e econômica do Brasil. A ideia do projeto Pontos Históricos de Itapecuru Mirim é apresentar tudo isto aos itapecuruenses.

Hoje a cidade conta com um museu instalado na Casa de Cultura Professor João Silveira, local onde funcionou a antiga cadeia pública e a casa de oficinas que abrigava o parlamento local. As construções são os dois prédios públicos mais antigos da região, construídos pelo comerciantes José Gonçalves da Silva (O Barateiro), fundador da vila, a pedido da Coroa portuguesa, entre os anos de 1816 e 1818.

O então governador do Maranhão, Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, esteve pessoalmente no lugar quando veio à cidade para prender o líder da Balaiada, Negro Como, que ficou aprisionado ali e próximo ao mesmo prédio foi morto por enforcamento.

Projetos como este devem ser seguidos pela secretaria municipal de educação, para que seja perpetuada toda a história do povo itapecuruense.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários