PANIFICADORA KAROL
REINO EDUCACIONAL 970X90
OSTEO REABILITH 2020
salários atrasados

Prefeitura de Itapecuru recebeu mais de R$ 1 milhão nesta segunda (20)

Servidores públicos municipais continuam com salário de dezembro 2019 em atraso

21/01/2020 07h59
Por: da Redação
Fonte: Da Redação
Foto: Internet
Foto: Internet

A prefeitura de Itapecuru Mirim recebeu nesta segunda-feira (20) um total de R$ 1.010.244,37 (um milhão, dez mil, duzentos e quarenta e quatro reais e trinta e sete centavos) como repasses constitucionais efetuados pelo governo federal.

O dinheiro é oriundo de impostos pagos pelo contribuinte em todo o país e redistribuído a estados e municípios para aplicação em melhorias ao contribuinte em áreas como saúde, educação, infraestrutura e programas sociais.

Os servidores do município de Itapecuru reclamam o pagamento de salários atrasados ainda referentes ao mês de dezembro de 2019. Segundo a categoria, a prefeitura usou verbas que seriam para este fim e creditou apenas o 13º de algumas secretarias. isso aconteceu com servidores da educação, por exemplo, que receberam o 13 e ainda aguardam os salário de dezembro do ano passado.

Depois da divulgação de uma lista com nomes de pessoas que aparecem como funcionários da prefeitura e sequer residem em Itapecuru, no segundo semestre de 2019, a indignação só aumentou e em grupos de redes sociais a pergunta mais comum foi "será que os funcionários largata* receberam em dia?". Funcionário Largata* é um trocadilho com o animal que vive em folhas, alusão aos que aparecem apenas na folha de pagamento do município e não trabalham em secretaria alguma.

O prefeito Miguel Lauand em sua página no facebook divulgou nota em que tenta amenizar a situação, mas acaba assumido um ato de improbidade administrativa quando afirma que para pagamento dos salários do mês de dezembro 2019 dos servidores vinculados ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) aguarda liberação do que chamou de resíduos do Fundo ainda do ano de 2019. Ou seja, o prefeito em sua página oficial declara que deu outro destino ao recurso do FUNDEB que não pagamento dos salários regulares no último mês do ano; por esse motivo está tendo que fazer remanejamento de verbas federais para honrar compromissos. Diz a nota:

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Receita, Orçamento e Gestão, informa a todos os servidores da Secretaria de Educação, vinculados ao FUNDEB, que está na expectativa pela liberação dos recursos provenientes dos resíduos de 2019, equivalentes a 15% da receita total prevista do referido exercício financeiro, para efetuar o pagamento do mês de dezembro de 2019, bem o 1/3 de férias.

Qualquer cidadão pode ter acesso aos dados de repasses feitos pelo governo federal, basta preencher os dados solicitados na página do Banco do Brasil e acionar o botão "continuar". O período limite para pesquisa é de 2 em 2 meses, no máximo. CLIQUE AQUI.

*Largata = Forma nordestina de se referir ao animal que em outros estados é chamado de Lagarta. Primeiro estágio larval dos insetos da ordem dos Lepidoptera antes de passarem ao próximo que se isolam num casulo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 00h14
26°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 25°
28°

Sensação

8.1 km/h

Vento

89.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
OSTEO REABILITH 2020
Brasil Cursos
REINO EDUCACIONAL 300X250
Municípios
REINO EDUCACIONAL 300X250
Últimas notícias
PANIFICADORA KAROL
REINO EDUCACIONAL 300X250
Mais lidas
Anúncio
Anúncio