Sábado, 27 de Novembro de 2021 23:52
98 98141-3481
Cultura cultura

Músico itapecuruense, Silas Gomes, participa de oficina internacional em Curitiba

Este é o maior evento de música erudita do Brasil

17/01/2020 19h28 Atualizada há 2 anos
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Silas Gomes ao lado da soprano inglesa Sophie Daneman, na 37ª Oficina de Música de Curitiba. Foto: Divulgação
Silas Gomes ao lado da soprano inglesa Sophie Daneman, na 37ª Oficina de Música de Curitiba. Foto: Divulgação

Acontece no Paraná, até o dia 26 de Janeiro, a 37ª Oficina de Música de Curitiba. O evento é considerado o maior em música erudita do Brasil e reúne os mais renomados músicos do país para aprimorarem suas técnicas com profissionais que figuram no cenário internacional com muito prestígio ao redor do planeta.

O cantor lírico itapecuruense, Silas Gomes, postou em sua página no facebook no início da noite desta sexta-feira (17) agradecimento a todos que contribuíram para que seu sonho virasse realidade. Ele está inscrito na oficina de Música Antiga que tem como instrutores o oboísta italiano Paolo Grazi, a flautista inglesa Rachel brown e a soprano inglesa Sophie Daneman. Ela que aparece na foto com o itapecuruense.

Esta oficina é única e oferece uma imersão completa, bastante específica, sob a direção do curitibano radicado na Inglaterra Rodolfo Richter a alunos de todo os cantos. A realização é da Fundação Cultural de Curitiba e oferece mais de 90 opções para aprimoramento, com patrocínio do governo federal e empresas parceiras.

Nesta 37 edição a Oficina de Música comemora os 250 anos de nascimento do compositor alemão Ludwig Van Beethoven, por meio de apresentações e cursos voltados à inclusão da pessoa com deficiência. Beethoven ficou surdo no fim da vida.

Silas Gomes ganhou fama nacional ao participar, em 2013, da edição do programa Got Talent Brasil, da Rede Record de televisão, quando disputou o primeiro lugar apresentando-se com canto lírico. De lá para cá seu crescimento profissional só aumenta, ele atualmente é professor da escola de música Joaquim Araújo, na cidade de Itapecuru, e recentemente foi aprovado para o curso superior de música oferecido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus Itapecuru. Veja uma de suas apresentações no programa da Record>

Para chegar a Curitiba, Silas teve ajuda de amigos, empresários que acreditam no seu trabalho e da prefeitura de Itapecuru Mirim. Em seus agradecimentos escreveu ele no post "...Obrigado pela contribuição de todos para realização desse sonho. Meu amigo de Brasília Jamil Buzar, prefeito Miguel Lauand, Aragão do Supermercado Aragão, meu amigo Raimundo João da Van, Doutor do salão do doutor, empresário  Antônio Lages, vereador Carlos Júnior, Irmão Benedito..."

Como compromisso assumido pela ajuda que lhe foi dada, na mesma publicação, referindo-se à professora Sophie Daneman, ele afirma "...Uma professora de grande renome internacional e especialista na área do canto barroco, como técnicas, peformances e ornamentações. Vou aproveitar ao máximo todas suas orientações, para que possa estar repassando todos esses aprendizados para os nossos jovens Itapecuruenses que admiram e querem estudar ou que Já estude música..."

O músico retorna dia 27 de Janeiro e é aguardado com ansiedade por seus alunos no lugar onde trabalha, bem como pelos companheiros do cotidiano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias