Sábado, 27 de Novembro de 2021 23:18
98 98141-3481
Cultura HISTÓRIA

Foto de 102 anos revela como era Itapecuru no passado

O modo de vida do itapecuruense no início do século XIX

17/01/2020 07h25
Por: Redação Fonte: Da Redação
Jornal O Estado do Pará, 20 de Abril 1918
Jornal O Estado do Pará, 20 de Abril 1918

Um achado histórico chamou atenção no final da semana passada, algo que resgata o modo de vida do itapecuruense no início do século XX. Trata-se de foto da estação ferroviária de Itapecuru Mirim datada de 1918, antes mesmo de sua inauguração ocorrida em 1920.

O professor e escritor Tiago Oliveira, memebro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) é o autor do achado. De acordo com o pesquisador, a foto foi publicada no jornal O Estado do Pará em 20 de Abril de 1918, primeira página, que também traz imagens da estação ferroviária de Rosário e fotos de trechos da ferrovia à época chamada de São Luiz (com Z) a Caxias. Ainda não havia ligação com vizinho estado do Piauí.

A foto mostra um pouco de como era a cidade na área da ferrovia em Itapecuru e é possível ver características dos moradores. Aparecem pessoas do povo e alguém que aparentemente tinha posses posando em terno de linho branco. Ali era uma área despovoada e ficava distante da sede do município, muito diferente de hoje lugar com grande população, grande comércio em expansão e especulação imobiliária efervescente.

Após a criação da AICLA um processo de resgate da cultura e história local foi iniciado com resultados bastante positivos. Livros foram lançados, publicações resgatadas e novos trabalhos estão sendo realizados para publicações futuras. Esta foto é um verdadeiro achado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias